By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

VerificaBP

verificabp

#VerificaBP

Notícia de Verdade!

O que são fake news?

Em 2017, a palavra inglesa fake news entrou para o hall de expressões aceitas pelo dicionário oficial da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. De acordo com os linguistas ingleses, o significado contemporâneo deve ser compreendido da seguinte maneira: “... narrativa falsa, que aparenta ser uma informação fidedigna, espalhada através da internet, ou por outra mídia. Quase sempre criada para se obter influência política positiva ou como pegadinha e piada...”

As notícias falsas, ou fake news,sempre existiram. Ainda nos tempos bárbaros da escravidão brasileira, o hábito de se comer manga e tomar leite ao mesmo tempo, era falsamente caracterizado pelos escravagistas como “perigoso”, ou “mortal”. A finalidade de tal informação falsa era coibir o consumo desses alimentos de fácil colheita por parte dos escravizados.

Espalhar informações falsas sempre esconde objetivos em benefício próprio. A total falta de ética dos escravagistas se repete nos atuais produtores e divulgadores de fake news. Contudo, ao invés do boca-a-boca entre “casa grande e terreiro”, o palco da disseminação de notícias falsas, atualmente, são as mídias (Internet, TV, revistas e jornais e outros), com destaque à Rede Mundial de Computadores mais especificamente às redes sociais.

 

 https://youtu.be/svBqWP-JS3M

 

E quanto ao VerificaBP, o que é?

A Secretaria Municipal de Comunicação se sente, então, no dever de criar uma ferramenta de checagem de notícias falsas. A força tarefa “VerificaBP”, será uma cooperação entre a própria Secom, a Ouvidoria e a Procuradoria Geral.

Notícias e informações veiculadas em diversas mídias, de cunho duvidoso, que sejam relevantes e envolvam diretamente o município, serão analisadas tecnicamente por nossos jornalistas.

Após o trabalho de triagem e checagem das informações duvidosas, o coletivo “VerificaBP” publicará, em seus espaços editoriais (site oficial da prefeitura, redes sociais e outros) as respectivas informações conflituosas, devidamente corrigidas.

O produto noticioso, a ser publicado nos espaços editoriais oficiais da prefeitura, esclarecerá as fake News, obedecendo o formato midiático que trará o mais fácil e completo entendimento por parte da população e possíveis veículos de mídia interessados.

A “viralização” de notícias e informações falsas (fake news), além de politicamente nefasta e extremamente tóxica à Democracia, também pode levar a acusações precipitadas, julgamentos compulsórios e, por fim, à injustiça e à insegurança social em seus diversos âmbitos.

Em suma, a força tarefa “VerificaBP”, passa a existir para combater as fake news e levar à população informações factuais sobre questões caras ao município.

 

 

 

Acesso a Informação

 

Seja bem-vindo!
 

A Lei nº. 12527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, obriga todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais a disponibilizar os dados relacionados às suas atividades para qualquer pessoa que solicitar, desde que ela esteja devidamente identificada.

Em Barra do Piraí, os cidadãos podem fazer a suas solicitações pela internet (clicando no link abaixo e preenchendo o formulário), ou no SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), que funciona dentro da Prefeitura.

Qualquer pessoa pode requisitar dados a respeito de qualquer órgão da administração pública, não sendo necessário apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações. Nos casos de arquivos digitais, o cidadão deverá indicar um endereço eletrônico (e-mail) capaz de receber as informações desejadas. Se houver necessidade de impressão, o cidadão pagará o custo das cópias.

Caso o órgão já possua a informação, o pedido poderá ser atendido de imediato. Se houver necessidade de pesquisa, a Prefeitura tem 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para atender à demanda. Após o prazo inicial de 20 dias, o agente público deverá explicar o motivo da demora ou da não prestação das informações.

 

 pedido online  estatistica acesso
   
consulta pedido estatistica generica

 

SE PREFERIR FAÇA SEU PEDIDO PRESENCIAL

Prefeitura Municipal de Barra do Piraí
Travessa Assumpção, 69 - Centro, CEP: 27.123-080
Horário de Funcionamento: 09:00 às 18:00h - 2º Piso


Se prefirir leve preenchido o pedido, basta Imprimir e preencher o formulário abaixo e levá-lo a prefeitura.

 

Formulário de Pedido para Pessoa Fisica (Formato DOC)
Formulário de Pedido para Pessoa Jurídica (Formato DOC)
Formulário de Pedido de Recursos para Pessoa Fisica (Formato DOC)
Formulário de Pedido de Recursos para Pessoa Jurídica (Formato DOC)

 

 

 

 

 

Contato da Prefeitura

Contato

 

Este é um importante canal para aproximar o cidadão da Administração Municipal, Mande suas dúvidas, sugestões, comentários, reclamações ou elogios, direto para a Secretaria. Use também o canal do S.I.C. (Serviço de Informações ao Cidadão), onde permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação. As mensagens recebidas são encaminhadas às secretarias responsáveis para retorno.

Selecione o tipo de contato:

ctt secretaria

 

ctt sic

      

Outro Canal de Contato:

telefone
0800 202 1999 - (Prefeitura)

 

 

 

 

 

 

Página 5 de 8