Assistência Social promove evento alusivo ao Dia Nacional da Abolição da Escravatura
Foto: Gabriel Gervasio/Secom
Na última terça-feira, 13 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Abolição da Escravatura. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra do Piraí promoveu um evento em homenagem a esta data, intitulado "Liberdade Incompleta e Luta por Reparação".
O palco da ação foi a praça Nilo Peçanha, que reuniu centenas de pessoas no local, com atividades entre as 16 e 19 horas. Contando com roda de conversa, apresentações da cultura afro-brasileira, feira de exposição e exibição de documentário, o evento enalteceu vozes potentes em uma profunda reflexão sobre igualdade, justiça e reparação histórica.
Com o objetivo de colocar luz sobre uma questão muitas vezes negligenciada, a administração municipal buscou mostrar todo o seu apoio às pautas sociais e étnico-raciais de maneira inclusiva e respeitosa.
Cristiane Silva, promotora da Igualdade Racial da Secretaria de Assistência Social, destacou o trabalho desenvolvido pela atual gestão, apontando para sua grande importância naa conscientização da população quanto à luta antirracista.
“Agradeço a todos que participaram do evento promovido pela prefeitura neste 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura e nos convida à reflexão sobre as desigualdades raciais ainda presentes na nossa sociedade. Mais do que um marco histórico, este é um chamado à ação. A gestão da prefeita Katia Miki tem se destacado por seu compromisso com a transformação social, com uma liderança sensível e dedicada às pautas sociais e étnico-raciais. Nós precisamos estar desenvolvendo cada vez mais políticas públicas e ações como essa, para que tragam uma reflexão e conscientização para a população quanto à luta antirracista”, apontou Cristiane.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, comentou acerca do sentimento em fazer parte do evento. A chefe do Executivo ainda aproveitou a oportunidade para reforçar que o poder público trabalha por mais “justiça, equidade, igualdade e dignidade”.
“Participar de um evento como esse é uma oportunidade de escuta, aprendizado e, principalmente, de reconhecer a força e a resistência do povo negro na construção da nossa história. Este encontro nos convidou a refletir sobre as feridas abertas que ainda persistem na sociedade e sobre a importância de reconhecer, valorizar e reparar a história do povo negro. Foi um momento de aprendizado, troca e celebração da cultura afro-brasileira com arte, vozes potentes, empreendedorismo e muita resistência. Seguimos juntos nessa caminhada por mais justiça, equidade, igualdade e dignidade”, declarou a prefeita de Barra do Piraí.