By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Educação intensifica ações de combate à evasão escolar com o programa de Busca Ativa

WhatsApp Image 2025 02 10 at 18.02.55

Foto: Gabriel Gervásio/SECOM

 

A prefeitura municipal de Barra do Piraí, por intermédio da secretaria municipal de Educação, realizou a primeira reunião intersetorial para traçar estratégias para diminuir o número de evasões no ano letivo de 2025.

No auditório do polo Barrense da UniFAA, estiverem presentes os conselheiros tutelares, além de representantes das secretarias de Assistência Social e Saúde.

O encontro teve o intuito de aprimorar o fluxo intersetorial de atendimento ao aluno infrequente, bem como aprovar a resolução para o ano letivo, que orienta os procedimentos que devem ser adotados para garantir os plenos direitos de acesso e permanência dos estudantes no espaço escolar.

Segundo dados da assessora de Busca Ativa Escolar do município, Natália Reis, no último ano foram denunciados 800 casos de alunos com infrequência, com uma média de 18 alunos em evasão. Ela ainda aponta que, “nesse início de ano conseguimos encontrar 8 destes estudantes. Lembrando que, só é considerada evasão escolar quando o aluno possui 60 faltas contínuas. Nosso objetivo é localizá-los e reinseri-los no sistema educacional”.

A secretária municipal de Educação, Cleide Mara Rocha, enalteceu as ações em conjunto, em prol dos estudantes da rede pública de ensino.

“A Educação tem dado um passo significativo na luta contra a evasão escolar, um desafio que afeta não só o presente, mas o futuro das nossas crianças e jovens. A evasão escolar refere-se à saída precoce de estudantes da escola, sem a conclusão de seus estudos, o que pode comprometer o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional”, apontou a secretária.

Cleide também comentou sobre o orgulho de estar à frente da pasta e os benefícios que as ações integradas promovem no sistema de ensino do município.

“Como secretária de Educação, fico entusiasmada com tantas ações sendo concretizadas. O trabalho colaborativo e o empenho de todos os profissionais envolvidos são fundamentais para o sucesso desse projeto. Acredito que, com esse esforço conjunto, já estamos criando um ambiente mais seguro e acolhedor para nossas crianças, assegurando que cada uma delas tenha a oportunidade de crescer e aprender, cumprindo seu direito à educação com qualidade e equidade”, assinalou.

A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, traçou o retrospecto da Educação no início de 2025 e ressaltou o desejo de transformar a Educação no município.

“Assumi o governo com muitos desafios na Educação. O processo de transição foi turbulento e, quando vimos a real situação das escolas e da rede de ensino, percebemos que deveríamos agir para oferecer um espaço humanizado, que colaborasse, inclusive, com a queda nos números de evasão escolar. Disponibilizar um espaço digno, onde estudantes e professores se sintam acolhidos, é um dos meus maiores objetivos enquanto defensora de uma educação de qualidade”, finaliza a chefe do Executivo.

Também estiveram presentes na reunião a secretária municipal de Assistência Social, Marian Tinoco, gestoras dos departamentos de Educação e Assistência Social, representantes dos equipamentos dos CRAS, CREAS, coordenação do setor de Cadastro Único, gestão da Atenção Básica, coordenação do CAPSI e Conselheiros Tutelares.