Educação promove formação de novos mediadores da rede municipal de ensino
Foto: Gabriel Gervásio/SECOM
Caminhando para sanar uma grande demanda das mães e pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista e necessidades especiais, na manhã da última quinta-feira (15), a Secretaria de Educação de Barra do Piraí organizou uma formação com os novos mediadores da rede municipal de ensino.
A ação, que foi promovida no auditório da secretaria, teve como principal objetivo capacitar os novos mediadores para atuarem com eficácia e sensibilidade no acompanhamento dos alunos da Educação Especial, com ênfase na compreensão do papel do mediador, nas estratégias práticas de mediação e no aprofundamento sobre as características dos alunos com necessidades especiais e TEA.
Intitulada “Mediação Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva”, a formação consistiu, principalmente, na abordagem de cinco conteúdos: O papel do mediador na inclusão escolar; As práticas cotidianas de mediação; Estratégias eficazes para o apoio aos alunos; Características dos alunos público-alvo da Educação Especial; e, por fim, Orientações e reflexões sobre ética e convivência no ambiente escolar.
A chegada de novos mediadores era uma demanda muito esperada pela comunidade escolar. Com a contratação desses profissionais, a formação foi uma maneira de garantir o alinhamento das práticas da profissão com os princípios da inclusão e fortalecer o suporte oferecido aos estudantes no município.
A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, destacou a necessidade da contratação desses profissionais e ressaltou que sua pasta está trabalhando para que outros mediadores cheguem à equipe.
“Desde o início do ano estávamos com uma vacância acentuada nos cargos de mediadores. Por isso, nem todas as escolas conseguiam entregar esse serviço a quem precisava. No entanto, com garra e determinação, estamos ocupando essas vagas com profissionais comprometidos e empáticos. Ainda não conseguimos encaixar pessoas em todas as 45 vagas disponíveis, mas com o trabalho e a união da Secretaria Municipal de Educação, estamos no caminho para ultrapassar esse número”, disse a professora Cleide.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, apontou para a importância dos mediadores no desenvolvimento dos alunos e enalteceu o trabalho integrado das secretarias municipais em prol das pessoas com necessidades especiais.
“Levar mais mediadores para as salas de aula era um compromisso para a prefeitura. Tenho certeza que eles farão uma enorme diferença na vida dos alunos. Com um trabalho integrado entre a Educação, Saúde e Assistência Social, estamos cuidando de quem mais precisa, com amor e respeito”, declarou a chefe do Executivo.