Festival Sabores do Vale do Café é sucesso absoluto no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí
Foto: Gabriel Gervásio/SECOM
Barra do Piraí começou o ano de 2025 movimentando o turismo da Região Sul Fluminense com o Festival Sabores do Vale do Café. Promovido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, o SESC, o Sicomércio e a Prefeitura, o evento levou cerca de 8 mil pessoas ao distrito de Ipiabas, nos três dias de festa, de acordo com estimativas da secretaria municipal de Turismo e Cultura.
O Sabores do Vale do Café foi o primeiro grande evento do distrito de Ipiabas no ano de 2025, e aconteceu no último fim de semana, dos dias 14 a 16 de fevereiro. O ponto alto do festival foi o show do sambista Diogo Nogueira, que reuniu uma multidão de fãs na praça Irineu Mendonça na noite de sexta-feira (14), com músicas de sua autoria e outros clássicos do samba.
Falando de apresentações musicais, o evento ainda contou com a participação do grupo Tambores de Aço, Bloco da Carmen, grupo Caaipura e Bloco da Mata. Fazendo referência às várias trilhas e paisagens naturais do distrito, também foi organizado o Encontro Troller Clube.
Foto: Gabriel Gervásio/SECOM
O foco primordial do evento consistiu no Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café, voltado para o fortalecimento e valorização dos produtores de café, cachaça e queijo artesanal da região. Assim, ao longo do espaço do evento, várias barracas e tendas foram montadas para a exposição de artesanato e produtos típicos do Vale do Café.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, agradeceu o apoio do Governo do Estado e afirmou que Ipiabas será um dos cartões postais mais visitados do Brasil.
“Esse festival não teria acontecido sem a parceria do Estado, por isso agradeço ao Governador Cláudio Castro e à secretaria estadual de Turismo, na pessoa de seu secretário, Gustavo Tutuca, pelo carinho e dedicação com o município de Barra do Piraí. Ipiabas ainda crescerá muito com o auxílio de nossos parceiros. Não há horizontes inalcançáveis para esse distrito que tem tudo para se tornar um cartão postal nacional”, afirma a chefe do Executivo.