By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

“Novembro Azul” chega em Barra do Piraí com programação dedicada ao combate ao câncer de próstata

 

novembro azul 01

 

Em novembro, as instituições de saúde do mundo focam na importância dos cuidados referentes ao câncer de próstata, e em Barra do Piraí não vai ser diferente. A Saúde municipal fará ações destinadas a promover a prevenção da doença e a divulgação de informações sobre a saúde do homem. Nos dias 10 e 11, respectivamente no bairro Areal e na Praça Nilo Peçanha, no Centro, das 9 às 17, as equipes disponibilizarão para a população serviços de urologista, ultrassom de próstata, endócrino, clínico geral, exame laboratorial (check-up) e vacinação.

O câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina. Atualmente, segundo dados do governo, dentre as possíveis manifestações da doença, o câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes para os homens. A enfermidade, em sua fase inicial, é silenciosa, por isso, a prevenção e a realização dos exames é fundamental.

A respeito da realização, a coordenadora do programa Saúde do Homem, Marileia Polidoro, ressaltou que ela é uma grande oportunidade. 

“O evento será muito benéfico aos homens que alegam não possuírem tempo para cuidarem da saúde. O ‘Novembro Azul’ traz esta oportunidade de destacar algo que deveria ser feito pela população masculina constantemente: a prevenção. Então, durante os dias 10 e 11, o nosso foco será na saúde do homem através dos exames, inclusive o PSA que é responsável por auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata. Todos precisam se atentar para a sua própria saúde”, reforça a coordenadora.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, enfatizou que a campanha do “Novembro Azul” busca chamar a atenção do público masculino para a importância da prevenção.

“Durante os eventos, os agentes de saúde atenderão a população através de práticas estendidas aos homens e relacionadas ao combate da doença. A melhor forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem fazer o acompanhamento periódico com o urologista. Estamos fazendo um gesto para evidenciar a necessidade de se prevenir contra o tipo de câncer que está entre uma das maiores causas de morte entre homens do mundo. Então, compareçam e realizem os exames”, destaca o chefe do Executivo.

Caio Luiz Gomes