Prefeitura de Barra do Piraí promove fórum em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Foto: André Marques | Divulgação PMBP
Nesta quinta-feira, 09, a Prefeitura de Barra do Piraí organizou um fórum dedicado a tratar sobre a luta antimanicomial. Feito em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, o evento foi realizado no Royal Sport Club, das 8h30min às 16h, e contou com uma programação marcada por elucidações, discussões e aprendizado.
De maneira geral, a solenidade também teve como base a partilha de conhecimentos adquiridos na área e serviu como um local de discussão sobre os atendimentos ligados à saúde mental.
O município possui instalações para tratar de questões relacionadas a saúde mental, dentre elas o Ambulatório de Saúde Mental, que oferece atendimento psicoterápico individual e em grupo, avaliação e acompanhamento psiquiátrico, acompanhamento neurológico infantil, atividades de sala de espera, visitas domiciliares que são realizadas pela equipe técnica, entre outras atividades, e o Capsi (O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) Bem Viver que é um serviço público que atende crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ou sofrimento psíquico decorrente do uso de substâncias psicoativas, ofertando atendimento individual, oficinas e grupos terapêuticos, grupo de família entre outros.
A respeito da prática, o subsecretário de Saúde, Carlos Renato Moreira, ressaltou como os manicômios representam algo que deve permanecer no passado, mas que, ao mesmo tempo, não podem ser esquecidos, pois servem como uma maneira de relembrar o porquê da luta.
“A Saúde tanto no Brasil quanto no mundo se aperfeiçoou muito. Hoje, nós temos como objetivo estruturar uma área que consiga englobar cuidados com a parte física, assim como situações ligadas à saúde mental. Os manicômios pertencem ao passado, mas não podemos nos esquecer das atrocidades que eram realizadas em seus interiores, pois elas nos dão as forças que fundamentam a nossa luta”, explicou o secretário.
O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, aproveitou o ocorrido para destacar essa importante reunião.
“Pela manhã participei do evento promovido pelo departamento de Saúde Mental da Saúde. O fórum, que remete ao dia 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial, mostra como o município de Barra do Piraí acredita no cuidado em liberdade e a cidade oferece vários serviços para isso. Manicômio nunca mais! Por uma sociedade sem manicômio!”, finaliza o secretário.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, comentou que é necessário que os setores públicos façam a sua parte para melhorarem cada vez mais. “O mais importante é isso: entender e esclarecer que Barra do Piraí possui uma rede pronta para te apoiar. O fórum teve isso como cerne”, expõe o chefe do Executivo.
Caio Luiz Gomes