By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Programa Mananciais do Ceivap oferece “Café com Prosa” aos munícipes

b4f7886b-761f-46fd-ad4d-5a2f63f8f19d.jpg

Divulgação PMBP

O Programa Mananciais do Ceivap está oferecendo através do Comitê de Bacias do Médio Paraíba do Sul e do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), o “Café com Prosa”. Esse programa é fruto de uma iniciativa que tem como objetivo proteger, manter, recuperar, expandir e assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuem para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais. O encontro acontece dia 05 de julho, às 15 horas, no Hotel Fazenda São Sebastião, Estrada São Sebastião, 2301, Ipiabas, Barra do Piraí e tem como objetivo debater com a população presente formas de melhorar sua produtividade com ações do programa.

Segundo o secretário de Ambiente, Renato Camerano, diversos fatores influenciam na manutenção dos cursos hídricos, por isso é necessária a adesão do Programa Mananciais do Ceivap por diversos órgãos.

“A urbanização desenfreada, a agricultura intensiva e a degradação ambiental colocam uma pressão constante sobre esses recursos. Assim, o principal objetivo desse programa é assegurar a qualidade e a disponibilidade de água, garantindo o bem-estar humano, a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas; a médio e longo prazo. Com isso, é relevante lembrar que a microbacia alvo de Barra do Piraí é o alto curso do rio das Flores”, comenta o secretário, completando em relação aos apoiadores do projeto. “É extremamente importante que as instituições se coloquem à disposição do programa, Prefeituras Municipais, assim como a de Barra do Piraí, além de órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural, Universidades e centros de ensino e pesquisa, ONGs, empresas privadas, etc.”

Em relação ao “Café com Prosa”, a importância desse encontro reside na sua capacidade de construir “pontes” entre o comitê do programa e a população local. Reunindo a sociedade civil com especialistas em um ambiente descontraído e acolhedor, o Ceivap promove um diálogo aberto e humanizado. Esse tipo de interação é fundamental para que as preocupações, ideias e sugestões da comunidade sejam ouvidas e consideradas.

Para o prefeito Mario Esteves o projeto é muito mais do que um encontro social, ele serve como uma ferramenta de engajamento comunitário. “Esse evento possui uma abordagem um pouco distinta do comum. É uma iniciativa totalmente inclusiva e fundamental que dá voz à população interessada no assunto, sendo muito mais do que uma simples reunião, é um espaço de diálogo e participação comunitária. Contamos com a presença de todos!”, finaliza o prefeito.

Nicole Santomauro