By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Saúde de Barra do Piraí organiza atendimentos odontológicos de pacientes do Centro TEA

WhatsApp Image 2025 02 03 at 12.35.21

Foto: Gabriel Gervásio/SECOM

 

A prefeitura de Barra do Piraí, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou uma campanha de triagem dos atendimentos odontológicos para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, usuários do Centro TEA. Os serviços, que estão sendo promovidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), começaram nesta quarta (29) e se estenderam até a sexta-feira (31).

A ação teve como principal objetivo acabar com a demanda reprimida dessas consultas no município. Ao todo, 21 pacientes foram atendidos, desde crianças de 2 anos até adolescentes de 18.

Ao chegarem ao CEO, os pacientes agendados e seus responsáveis, inicialmente, preencheram uma ficha odontológica, e em seguida, passaram por uma anamnese na sala da gerência da unidade como preparação para a consulta.

Os atendimentos da triagem seguiram duas direções pautadas nas características de cada paciente. Aqueles que permitem o atendimento a nível ambulatorial foram classificados por gravidade das lesões orais e agendados para os procedimentos necessários de acordo com as vagas disponíveis. Já aqueles que têm maior dificuldade para se estabilizarem durante a consulta ambulatorial, foram encaminhados para tratamento fora do domicílio.

“O atendimento odontológico aos pacientes com TEA garante um cuidado integral, sendo então de extrema importância, por isso os serviços odontológicos como CEO estão inseridos na Rede de cuidados à pessoa com deficiência como forma de garantir acesso de qualidade para a população. A partir dessa visão, a secretaria de Saúde de Barra do Piraí teve acesso a essa demanda dos pacientes do Centro de TEA e imediatamente organizamos a triagem desses pacientes para classificar o risco odontológico e iniciar um tratamento com humanização e equidade para esses pacientes e suas famílias”, apontou a coordenadora geral de Saúde Bucal do município, Lívia Valente.

Segundo o secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, havia filas de exames reprimidas na virada para o ano de 2025, e que, em vista disso, medidas estão sendo tomadas no intuito de mitigar essas requisições.

“Encontramos demandas antigas na Saúde municipal, por isso estamos tomando a frente nas ações para que, rapidamente, possamos reduzir as filas de espera de vários exames e atendimentos na cidade. Esse é um direito da nossa população, e não podemos simplesmente ignorá-lo. Trabalhamos com responsabilidade para levar os serviços da Saúde até os barrenses”, apontou Cristiano, completando que “Se tratando de atendimentos odontológicos, é essencial que essas consultas sejam frequentes, visto que muitos problemas de saúde se manifestam na cavidade oral”.

A prefeita Katia Miki reforçou o compromisso da gestão com as pessoas com TEA..

“A população com Transtorno do Espectro Autista precisa de uma atenção especial e estamos investindo em políticas públicas que, cada vez mais, auxiliarão os pacientes e suas famílias. Essa é uma questão de extrema importância e garanto: podem contar conosco nessa caminhada”, finalizou a prefeita.