By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.

Barra do Piraí
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00

Saúde de Barra do Piraí promove exames oftalmológicos para pacientes com diabetes

WhatsApp Image 2025 02 13 at 18.46.19 1

Foto: Marcos Duque/SECOM

A secretaria de Saúde de Barra do Piraí segue trabalhando para reduzir as filas de espera de consultas e exames. Nesta quinta-feira (13), o Centro de Especialidades Médicas Albert Sabin recebeu 40 pacientes diabéticos para atendimentos na especialidade de oftalmologia.

O exame realizado consiste na verificação dos olhos do paciente para rastrear possíveis manifestações da diabetes que estejam comprometendo e colocando sua visão em risco.

Segundo o médico oftalmologista responsável pelos exames, Lucas Deseta, os pacientes diabéticos devem, anualmente, procurar um especialista para que esse procedimento seja feito, visto que, em situações nas quais a diabetes afeta gravemente os olhos, o caso pode evoluir para cegueira irreversível.

Vale ressaltar que nem todos os pacientes diabéticos têm manifestações da doença nos olhos. Em contrapartida, nos casos em que há sintomas, os tratamentos irão depender da gravidade da situação.

Nos casos mais leves, o paciente deve seguir a dieta nutricional e medicamentos propostos por seu médico, bem como praticar atividades físicas com o intuito de diminuir a gordura abdominal e melhorar a metabolização da glicose. Já nas situações mais graves, podem ser necessários métodos mais invasivos tais como aplicação de injeções diretamente nos olhos, tratamento com laser e, até mesmo, cirurgias.

O secretário de Saúde, Cristiano Almeida, pontuou que os riscos da diabetes à visão dos pacientes ainda é algo desconhecido, mas que a secretaria de Saúde está empenhado em trabalhar para prevenir esse problema.

“Temos que trabalhar na prevenção das doenças em todas as instâncias. Muitas pessoas com diabetes não sabem os riscos que a doença pode trazer à sua visão. Assumimos um compromisso com a saúde do barrense, por isso, estamos dando todo o apoio a esses pacientes. Alguns deles estavam há mais de 6 meses aguardando esse exame, e é nosso dever enquanto, poder público, atender as demandas de nossa população", destacou o secretário.